segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A História do Sutiã

O primeiro sutiã, foi criado em 1880, mas ele nunca empolgou as mulheres na época. Acreditem ou não, ele só foi se popularizar em 1907, quando apareceu na revista Vogue.

Vejamos a história:

Era início do século XX, quando as lindas donzelas se espremiam em seus espartilhos confeccionados de metal ou de barbatana de ossos de baleia, buscando quadris e seios fartos, contrastando com uma cintura "ampulheta".

Isso deixava as mulheres com um corpo escultural, mas essa ideia de "cintura ampulheta" provocava sérios, e muitas vezes fatais, problemas de saúde, uma vez que os espartilhos comprimiam o estômago, parte dos pulmões e outros órgãos. Várias mulheres, na época, morriam por falta de ar, de tão apertado que era o espartilho.

Com a Primeira Guerra Mundial, as mulheres foram convocadas a assumirem os trabalhos nas fábricas, campos e cidades, uma vez que os homens estavam ocupados lutando, e isso exigiu espartilhos menos apertados, menores e mais confortáveis para realizarem as tarefas.
Ao longo da guerra, começaram a surgir as cintas e as damas passaram a trocar os lindos e apertadinhos espartilhos por elas,  uma vez que eram mais confortáveis e também modelavam o corpo.







Com o surgimento da cinta, os seios eram comprimidos e empurrados para baixo, já que não se fazia mais uso do espartilho, que sustentava os seios. Começaram, então, a surgir, principalmente nos Estados Unidos e na França, mais desenhos de "sustentadores de seios". Mas não faziam tanto sucesso.
Em 1880 foi criado o primeiro sutiã para aumentar o busto, e como eu disse lá no comecinho, ele foi se popularizar em 1907, quando apareceu na revista Vogue. Até então a peça era artigo de luxo e sensualidade das mulheres.
Então, em 1907,  a socialite americana, Mary Phelps Jacob, criou, oficialmente, o SUTIÃ. Que hoje é uma das peças fundamentais no guarda roupa feminino.

Mary Phelps Jacobs com uma de suas criações.

 
Vogue.


Primeiro sutiã.


Quem usa sutiã levanta a mão?! HAHAHA   \õ/ \õ/ \õ/
Um beijo, Sarah Pelegrino ;*


2 comentários: